HMB é referência em doação de leite materno

0
1978

O Banco de Leite Materno do Hospital Municipal de Barueri Francisco Mouran tem salvado vidas de muitos recém-nascidos prematuros ou de baixo peso, internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e que não podem ser amamentados pela própria mãe.

De acordo com a coordenadoria do Banco de Leite Humano do Hospital , hoje o centro especializado tem capacidade de atender 70% da demanda de recém-nascidos que precisam de cuidados especiais.

“Contamos com 23 doadoras ativas, e o leite colhido passa por exames laboratoriais que identificam se está adequado. Só depois do diagnóstico sorológico é que ofertamos o leite aos bebês sob prescrição médica”, afirma a coordenadora Lia Lopes.

A advogada e mãe, Andressa Rodrigues, depois de ter passado complicações que impossibilitava o aleitamento de sua filha, entendeu a importância da doação e “abraçou” a causa.

“Procurei o banco de leite porque eu tive muitos problemas na amamentação da minha filha. Foi quando percebi o quanto é importante a doação e decidi contribuir  também”, disse Andressa, que também doou um aparelho elétrico de tirar leite ao Banco.

Mais saúde aos prematuros
Segundo o coordenador da UTI neonatal, o médico Marco Antônio Cianciarullo, na maternidade, a maioria dos recém-nascidos internados, no momento, são prematuros e precisam essencialmente do leite materno para prevenção de infecções.

“Além da parte imunológica e nutricional, o leite materno contribui com o crescimento e o desenvolvimento do recém-nascido, e o leite da mãe de um prematuro possui nutrientes específicos para esses casos. Futuramente, a ideia é tentar dosar proteína, gordura e carboidrato e classificar esse leite de acordo com a necessidade nutricional de cada recém-nascido, para estimular a flora intestinal do bebê. Isso equivale a 17% menos chance de desenvolver uma infecção” disse o médico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.