HMB dobra número de vagas de mamografia durante o Outubro Rosa

0
443
Exame ajuda na detecção precoce do câncer de mama (Foto: Edson Lopes Jr.)

O Hospital Municipal de Barueri (HMB) terá horário diferenciado para mamografias em comemoração ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. O atendimento será de segunda a sexta-feira, entre 7 e 19h, e aos sábados, entre 8 e meio-dia, sendo que o agendamento deve ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A expectativa é que durante esse período sejam realizadas 3 mil mamografias, o dobro de exames realizados mensalmente. A mamografia é um exame radiológico capaz de detectar a presença de câncer na mama, antes mesmo de se tornar palpável. “A mamografia é muito importante para identificar o câncer logo no início. Quanto mais cedo se tem o diagnóstico, e quanto menor for o tumor, maiores são as chances de cura”, ressalta Paulo Bucciaroni, mastologista do HMB. O procedimento não invasivo tem duração de dez minutos, no máximo.

Com base nos dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais incidente em mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e é a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres. A maior parte é descoberta pelas próprias mulheres, por isso, alterações como caroço fixo e geralmente indolor, pele da mama avermelhada ou retraída, alterações no mamilo, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída de líquido anormal das mamas merecem atenção e precisam ser comunicadas ao médico.

Indicação

É preciso destacar que a mamografia só é indicada para mulheres com mais de 40 anos e que deve ser feita anualmente. Quando há histórico familiar de câncer de mama ou ovário, a solicitação de exame poderá ser feita antes desta idade, conforme avaliação médica.

Além de fazer acompanhamento médico e respeitar a rotina de exames, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, existem algumas medidas que podem ajudar na prevenção do câncer de mama, como, por exemplo, amamentar, ter uma alimentação saudável com pouca gordura, não abusar de bebidas alcoólicas e praticar atividades físicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.