Na contramão do Estado, Barueri tem alta cobertura vacinal contra febre amarela

0
826
Vacina oferecida é a padrão, que vale por toda a vida. Fotos: Michela Brigida / Jornal de Barueri

Município não precisará fazer um Dia D de Vacinação. Doses continuam sendo oferecidas nas UBS’s

 

Na contramão de diversos municípios paulistas, Barueri está com uma alta cobertura vacinal contra febre amarela, atingindo cerca de 99,4% da população, de acordo com informações da administração municipal. Por ter atingido a meta, a cidade não precisará fazer um Dia D de vacinação neste sábado (28), que será realizado em algumas regiões do Estado.

De acordo com as diretrizes estipuladas pela Secretaria de Estado da Saúde, as cidades que vacinaram mais de 90% não precisam participar do evento. De 2009 a 2018, Barueri aplicou 247.399 doses da vacina. Em 2018, a população do município era estimada em 248.881 pessoas.

Na comparação com as cidades vizinhas, Barueri foi muito superior: Carapicuíba teve uma cobertura de 71,2%; Osasco vacinou, no período, 40,7%; Jandira cobriu 95,6% de sua população; em Itapevi, a vacina chegou a 95,4% da população; Santana de Parnaíba imunizou 89,7%. Das cidades mais próximas, Pirapora do Bom Jesus foi a única a ultrapassar, com 109,4% de cobertura vacinal – a população da cidade é estimada em 16.194 pessoas.

Em 2018 a vacina contra a Febre Amarela entrou para o calendário padrão da Saúde, fazendo parte da rotina. Isso quer dizer que quem ainda não foi vacinado pode ir a uma das UBS (Unidades Básicas de Saúde) onde ela está disponível o ano todo.

Dose

A dose disponível nas UBSs de Barueri é a padrão, que vale por toda a vida. Quem tomou a dose fracionada, deverá tomar a vacina novamente dentro de oito anos.

Até a metade do mês de setembro, Barueri havia imunizado 222.616 pessoas, sendo 174.152 com doses padrão e 48.464 com doses fracionadas.  Este ano a cidade não registrou nenhum caso da doença até o momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.