Explicando o divórcio aos filhos

0
216

Por Camila Perego

Quando ocorre o divórcio todos os envolvidos sofrem muito, mas hoje quero falar sobre a importância de explicar para os filhos sobre a separação.

A criança observa, ouve e entende tudo. Uma criança de 3 anos pode não saber verbalizar, mas ela sente tudo o que está acontecendo e tem o direito de ter isso esclarecido pelos pais e merece isso. Entenda que nenhuma criança é pequena demais para receber explicações sobre algo que atinge diretamente a vida dela. Uma vez que você omite do seu filho que está se separando, pode emergir nele sentimentos de angústia, culpa, raiva, ansiedade e tantos outros.

Não cabe explicar os motivos específicos da separação, mas que está havendo uma separação e esclarecer como será a vida e a rotina da criança a partir disso.
Uma dica é explicar de forma lúdica, através do brincar, que é a linguagem melhor compreendida pelos pequenos e fazem mais sentido para eles.

Não queira poupar seu filho da frustração que ele possa sentir por ter o ideal de família desconstruído, porque isso trará a ele amadurecimento no futuro.

Saiba que se você amá-lo, oferecer cuidado e acolhimento, este vazio que surge com o divórcio será muito melhor elaborado porque ele terá você mãe/pai como porto seguro e entenderá que existe ex-marido, ex-esposa, mas nunca um ex-filho.

Amar não é apenas proteger a criança de tudo, é permitir que ela se frustre e passe pelo processo de maturação dos seus sentimentos através desta frustração e se torne um adulto seguro de si, que sabe lidar com as adversidades da vida sempre envolto de amor, e é esse amor que o sustenta e o faz vencer. Caso sinta dificuldades neste enfrentamento não deixe
de procurar um psicólogo para te ajudar com isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.