Estudo aponta Barueri entre as 100 cidades mais desenvolvidas do País

0
1627

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado na última semana, classificou Barueri como uma cidade de alto desenvolvimento. O estudo tem como base o ano de 2016 e acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de mais de cinco mil municípios brasileiros. Entre as cidades da região oeste da Grande SP, Barueri foi a melhor colocada, ficando em 42º lugar no ranking estadual e em 67a colocação no âmbito nacional, à frente, inclusive, da Capital.
O IFDM adota uma escala que vai de 0 a 1 para avaliar três áreas fundamentais: Educação, Saúde e Emprego e Renda. – quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento do município. Nele, as cidades são divididas em quatro categorias: baixo desenvolvimento (de 0 a 0,4), desenvolvimento regular (0,4 a 0,5), desenvolvimento moderado (de 0,6 a 0,8) e alto desenvolvimento (0,8 a 1).
Na avaliação da Educação, Barueri atingiu 0,9762 e na Saúde, 0,9265, ambas as áreas classificadas como em alto desenvolvimento. Já no âmbito do Emprego e Renda, o índice do município foi de 0,6560, tido como desenvolvimento moderado. Apesar deste último indicador, em termos gerais, a cidade alcançou 0,8529 de média geral.
O estudo demonstrou ainda que a crise econômica que atinge o Brasil fez com que o país retrocedesse três anos. O reflexo disso é visto no fechamento de postos formais de trabalho em diversos municípios e a menor evolução nas áreas de Educação e Saúde, sentido com menos impacto na cidade de Barueri, em relação às demais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.