Em um ano, Casa do Trabalhador registra alta de 23% no número de contratações

Índices de admissões e de desligamentos no município são praticamente iguais, segundo Caged

0
466
Foto: Rodrigo Albertini/Jornal de Barueri

No ano passado, a Casa do Trabalhador de Barueri, localizada no Ganha Tempo Municipal, registrou um aumento de 23% no número de contratações realizadas pelo órgão em relação a 2016. Os setores que mais contrataram foram os da área operacional e de logística e segurança.

De acordo com o órgão, 1.028 pessoas foram realocadas no mercado de trabalho em funções como de porteiro, vigilante, auxiliar operacional, entre outros. Foram quase 236 contratações a mais do que o registro anterior.

O aumento do número de pessoas que conseguiram um trabalho formal é significante diante dos graves índices de desemprego que o país possui. No entanto, confrontando os dados municipais com os registrados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a situação no município não é tão animadora.

Segundo o órgão ligado ao Ministério do Trabalho, o número de pessoas contratadas foi quase igual ao número de desligamentos (46,29 % e 45,11%, respectivamente) de janeiro a novembro de 2017. O avanço nos índices de trabalhadores formais foi de apenas 2% em relação a 2016, de acordo com o Caged.

A Prefeitura não possui uma estimativa clara de quantos munícipes estão sem um ofício.  Porém, em Barueri o desemprego é mais incidente entre as mulheres, de 45 a 55 anos, pois segundo a administração municipal, a colocação da mulher no mercado de trabalho é ainda custosa. Homens entre 40 e 50 compõem outro grupo que possui grande dificuldade de realocação.

Apesar da crise, há ainda setores que disponibilizam vagas e que não conseguem mão-de-obra. As áreas administrativas e de funções específicas como de torneiro mecânico, auxiliar de contabilidade, operador de empilhadeira, são alguns exemplos de trabalhos que não costumam ter suas vagas preenchidas devido à falta de capacitação.

Endereço: Avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro – Barueri, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), da 08h às 17h00, no setor amarelo do Ganha Tempo Municipal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.