Distribuição de vacina contra meningite C está em processo de normalização, afirma Prefeitura de Barueri

0
216
Público-alvo da vacina são crianças menores de 4 anos e adolescente de 11 a 14 anos . (Foto: Michela Brigida)

Moradores de Barueri têm reclamado sobre a indisponibilidade das doses da vacina de meningite C na rede municipal de saúde. De acordo com a Prefeitura, a falta das doses é decorrente da diminuição de repasses do Mistério da Saúde, que teve problemas na produção, mas que os estoques estão em processo de normalização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Há meses, a fabricação das doses enfrenta transtornos. Em notas enviadas pelo Ministério à Secretaria de Saúde Estadual, a pasta informou que, no mês no setembro do ano passado, o envio de vacinas foi reduzido em 50% da cota mensal estadual, que por consequência, reduziu o número de doses repassadas aos municípios. Isso aconteceu porque parte da vacina produzida foi retida para a análise pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Já em outubro, o envio das doses continuou com o quantitativo menor, cerca de 64% da cota mensal estadual, devido a dependências de entregas do laboratório produtor, o Fundação Izequiel Dias (Funed). No mês seguinte, a cota mental de entrega estadual foi normalizada, mas o repasse aos municípios ficou comprometido pelas entregas do laboratório produtor.

Normalização      

Segundo a Prefeitura, os estoques também estão em processo de normalização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). “A redução das doses recebidas no município da vacina Meningocócica C pelos os órgãos responsáveis por esta logística ocasionou faltas pontuais, mas não generalizada, em todas as unidades básicas de saúde, o que será minimizado com o recebimento de novas doses e, principalmente, após uma maior entrega pelo Ministério da Saúde”, esclareceu o órgão em nota.

O público-alvo das doses são crianças menores de 4 anos e adolescentes de 11 a 14 anos, dependendo da situação vacinal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.