Com ação neste sábado (7), Barueri adere à campanha Dezembro Vermelho

0
717
Unidades Básicas de Saúde contam com testes rápidos de HIV Foto: Michela Brígida/Jornal de Barueri 

Objetivo do movimento é alertar a população sobre a prevenção ao HIV, vírus causador da Aids 

No domingo (1º de dezembro) foi o Dia da Luta Contra a Aids e, apesar do número de pessoas infectadas caírem anualmente no Brasil, é preciso manter firme todos os cuidados. Segundo o último boletim epidemiológico HIV/Aids, do Ministério da Saúde, divulgado em 28 de novembro, de 1980 a junho de 2019, foram identificados 966.058 casos de Aids no Brasil. Em 2018, foram registrados 37.161.

Como forma de conscientizar a população, durante todo o mês acontece a campanha Dezembro Vermelho, que alerta sobre a prevenção ao HIV, vírus causador da Aids, e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em todo o país. Barueri aderiu ao movimento e preparou diferentes ações. De acordo com a prefeitura, hoje a cidade atende 1346 pacientes de HIV no Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Neste sábado (7), das 14h às 21h, a equipe do Programa IST / Aids / HV estará a postos durante a Ação Extramuros, realizando teste rápido de HIV e Sífilis na população e distribuindo preservativos e boletins informativos. Os profissionais de saúde estarão sob o viaduto Juvenal Antonio de Moraes, de frente ao Parque Shopping Barueri (Rua General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva 400).

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município também estão abastecidas com testes rápidos para acolher a população que quiser fazer teste em horários específicos. “A importância dessa campanha é trazer essa questão com a realidade que ela pede. Não adianta escondermos como se ela estivesse longe de nós, ainda há muito preconceito em torno da AIDS, o que é muito ruim”, disse Reinildo Souza, Coordenador do Programa IST / Aids de Barueri.

Novo método de prevenção

Em novembro, a Prefeitura de Barueri passou a oferecer um novo método de prevenção à infecção pelo HIV: o comprimido Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEp HIV). A alternativa é disponibilizada a pessoas com maiores chances de contrair a doença, mas não substitui o preservativo. Barueri é a primeira cidade da Rota dos Bandeirantes com o medicamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.