Cresce o número de brasileiros que produzem para consumo próprio

0
395
Opção barata e saudável de ter uma pequena plantação em casa cresce entre os brasileiros. (Foto: Divulgação)

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 13 milhões de pessoas realizaram produção para o próprio consumo em 2018, 2,5 milhões a mais do que em 2016, início da série. Desde o plantio de alimentos até realizar obras de ampliação da residência, o brasileiro vê agricultura familiar como uma opção saudável e barata.

Segundo Marina Águas, analista da pesquisa, não necessariamente são atividades especificamente para subsistência, a pessoa pode ter emprego, ser bem remunerado, e ter uma pequena plantação em sua casa.

De acordo com a pesquisa, a segunda atividade mais realizada para o próprio consumo era a chamada produção de carvão, corte ou coleta de lenha, palha ou outro material (14,5%). São itens usados para preparação de alimentos, por exemplo. Construção de prédio e cômodos ou poços são 8% do total.

Segundo a pesquisa, as famílias da região Nordeste tornaram-se as que mais produzem bens para o próprio consumo, desde pescar e cultivar alimentos até produzir roupas.

Em geral, o produção para o próprio consumo é maior entre pessoas de idade mais avançada. É também maior entre pessoas com menos escolaridade, o que sugere uma relação maior com subsistência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.