Com 13 casos suspeitos em isolamento domiciliar, Barueri comunica suspensão das aulas das escolas da rede a partir do dia 23

0
3159

Gestão cria Boletim de Informação através do Facebook Oficial para população conhecer números, ações de contenção do Covid-19 e esclarecer dúvidas

 

Após ser um dos primeiros municípios a cancelar as programações que envolvam a aglomeração de muitas pessoas, como a que celebra o aniversário de 71 anos da cidade, a Prefeitura de Barueri volta a demonstrar preocupação em conter o avanço da pandemia de Coronavírus na cidade e cria o Boletim de Informação para auxiliar a população na comunicação de novas ações sobre o Covid-19. A cidade tem 13 casos suspeitos em isolamento domiciliar.
Em sintonia com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, que realizaram coletiva de imprensa nesta sexta-feira (13) para comunicar novas orientações sobre a contenção da epidemia no Estado, o município também avisou que vai suspender as aulas das escolas da rede municipal de educação, inclusive Fieb, a partir do dia 23 de março. As escolas estaduais seguirão o mesmo caminho.

Até lá, ente os dias 16 e 20 de março, educadores e gestores das unidades vão tirar dúvidas e dar recomendações para os alunos sobre a prevenção e cuidados com o vírus. “A interrupção imediata, em vez de diminuir o avanço da doença, poderia acarretar em um aumento, já que estudantes teriam de ficar com avós, o público que é mais vulnerável ao coronavírus. Precisamos fazer essa suspensão de maneira gradual para que as famílias se preparem”, explicou Flávia Moreno, secretária de Educação de Barueri. As crianças que não comparecerem as aulas essa semana terão suas faltas abonadas.
Durante a coletiva nesta sexta-feira, o governador João Doria afirmou que os eventos sob gestão do poder público que teriam a presença de mais de 500 pessoas estão suspensos.

Em Barueri, já havia sido comunicado, na quinta-feira (12), o cancelamento de toda a programação relacionada ao aniversário da cidade, que completa 71 anos no dia 26. “Nosso objetivo não é alardear a população, mas mantê-la segura diante de uma situação de pandemia global. Temos de nos manter atentos porque é uma situação grave”, disse o prefeito de Barueri, Rubens Furlan.

Segundo a prefeitura, são monitorados atualmente na cidade 13 casos suspeitos, que já estão em isolamento domiciliar. “Criamos um plano de contingência municipal para acompanhar cada desdobramento. No Hospital Municipal, por exemplo, já há 20 leitos reservados exclusivamente para o recebimento de pacientes suspeitos, que forem detectados na rede. Os profissionais da Saúde das unidades de saúde e pronto-socorros do município já foram orientados sobre os procedimentos emergenciais que devem tomar para que não haja maior propagação dentro dos usuários do sistema”, explicou o secretário de Saúde de Barueri, Dr. Dionísio.

 

Esportes e demais atividades

Diante do quadro, as escolinhas de Esporte da cidade, as atividades das Secretarias da Mulher e Cultura, que têm cursos e oficinas oferecidos pela prefeitura serão suspensas, seguindo o mesmo planejamento de suspensão das aulas escolares. O Parque da Maturidade também terá suas atividades paralisadas a partir do dia 23, até que a situação seja revertida.

 

Boletim de Informação

Para evitar informações desencontradas e as chamadas _Fake News_, a Prefeitura de Barueri divulgará diariamente, informações sobre números de pessoas em observação, infectados e casos descartados, além de orientações de novas ações de combate ao Covid-19 no município, esclarecendo dúvidas da população sobre o novo coronavírus.

 

Vacinação

A administração municipal vai seguir o Calendário de Vacinação Contra a Gripe 2020, divulgado pelo Ministério da Saúde, e já a partir do dia 23 vai ofertar as doses na rede de saúde da cidade somente para idosos e trabalhadores da área de saúde, que foram priorizados por causa do novo coronavírus. Com o passar dos dias, outros grupos do público-alvo terão direito às doses.

As pessoas com mais de 60 anos foram para o primeiro lugar da fila porque elas mostram mais vulnerabilidades às complicações do novo coronavírus, segundo estudos. Mas isso não significa que a vacina evita o ataque da doença.
“Estamos fazendo essa força-tarefa, com a responsabilidade que temos como gestor de uma grande cidade, porque teremos de enfrentar dias difíceis pela frente. Contamos com os profissionais da nossa rede de saúde, valorosos e dedicados. Contamos que a população faça sua parte e tome as devidas precauções com relação à higiene e evitando locais com muitas pessoas. Vamos pedir a Deus que proteja nosso País e nossa cidade dessa pandemia”, finalizou o prefeito Furlan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.