Contra o câncer de próstata, Barueri realiza a Campanha Novembro Azul

0
207
Doença pode ser verificada em exame de sangue (Foto: Michela Brígida/Jornal de Barueri)

O câncer de próstata deve atingir cerca de 68 mil brasileiros até o final deste ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A fim de conscientizar a população masculina, já que além de causar a infertilidade, a doença pode levar a óbito, o município de Barueri promove neste mês a Campanha Novembro Azul em prol da saúde do homem, para estimular o diagnóstico precoce. A ação também busca realizar o controle da glicemia, na prevenção ao Diabetes, que atinge a maioria da população.

Desde 2016 até agora, 125 homens deram entrada na rede municipal diagnosticados com câncer de próstata, sendo que somente neste ano foram 39 internações, segundo informações cedidas pela administração da cidade, após o pedido da reportagem. Em relação ao número de óbitos, foram constatados 53 no mesmo período, com 14 casos desde janeiro a agosto deste ano.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a detecção precoce de um câncer compreende duas diferentes estratégias: uma destinada ao diagnóstico em pessoas que apresentam sinais iniciais da doença e outra voltada para pessoas sem nenhum sintoma e aparentemente saudáveis (rastreamento). “Homens com histórico familiar de câncer de próstata ou negros (em que a doença costuma ser mais agressiva), devem procurar um urologista após os 45 anos.

Para os demais, a idade inicial é 50 anos. Nessa fase, é possível suspeitar da doença por meio de exames de sangue (dosagem de PSA), toque retal e confirmar seu diagnóstico por biópsia, quando indicado”, explica o médico urologista Joseph Monteiro, da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA).

Ação
Para que este público fique atento a saúde, a Prefeitura de Barueri realizará ao longo deste mês uma série de atividades. Neste sábado (10), acontecerá a 6ª Caminhada Azul, partindo do Parque Municipal de Barueri (Rua Ângela Mirela, 500, Jd. Barueri), a partir das 9h. Na ocasião, será possível fazer a aferição de glicemia capilar.

Na próxima quarta-feira (14) haverá também uma ação no Ganha Tempo Municipal (Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro), com exames de sangue e agendamento de palestras sobre educação em Diabetes e câncer de próstata (4199-3300).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.