Como viajar em segurança com o seu pet

0
605
Recomenda-se uso de cadeirinhas para os cachorros (Foto: Divulgação)

Tutores precisam saber lidar com o estresse e a agitação dos bichinhos

 

O período de férias escolares se aproxima e o momento é oportuno para viajar com a família, e claro, os bichinhos de estimação podem e devem participar dos programas. As leis para condução de animais em carros, no entanto, têm regras específicas e, além disso, os tutores precisam saber lidar com o estresse e a agitação dos bichinhos nesses momentos que fogem da rotina. Para quem pretende viajar de avião, a logística é um pouquinho mais complicada e a programação deve ser feita com bastante antecedência. O veterinário Jorge Morais, fundador da rede Animal Place, dá dicas que podem ajudar a manter a tranquilidade dos animais e dos donos no período, um dos mais esperados do ano.

Apesar de não ser obrigatório o uso da caixa transportadora dentro dos veículos de passeio, essa é a melhor opção para os gatos que costumam ficar agitados nesses momentos atípicos. “Deixe a caixa transportadora aberta pelo menos um dia antes em um local onde o gato possa entrar e se acostumar com aquele ambiente. Isso faz com que ele perca o medo e não se recuse a entrar nela antes da viagem”, comenta o veterinário.

Outra dica é prender a caixa com o cinto de segurança, para evitar que o animal se machuque com o movimento do carro. Para quem tem cachorro a recomendação é manter o animal preso, de forma que ele não possa distrair o dono e tenha sua movimentação reduzida.

 

Cadeirinhas

“O correto é prender o cão com o auxílio de uma guia no cinto de segurança, impedindo-o de conseguir pular para os bancos da frente ou atrapalhar o motorista de alguma forma”, explica Dr. Jorge. Uma alternativa são as cadeirinhas para cachorros, aconselhadas para os cães de pequeno porte e que garantem mais segurança para motorista. Recomenda-se ainda a baixa ingestão de líquidos pelos animais, para evitar vômitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.