Como conviver com a depressão

0
274

Por Camila Perego

 

A depressão é um transtorno desencadeado por um desajuste no funcionamento do cérebro que se dá devido a um desequilíbrio nos neurotransmissores como serotonina e dopamina, ou seja, não é frescura e já atinge milhares de pessoas, não dá mais para negligenciar, ignorar ou desacreditar que ela exista.

Conviver com a depressão pode ser muito difícil tanto para quem tem a doença, quanto para quem convive com aquele a enfrenta. Os diversos sintomas afetam completamente o dia-a-dia nas mais variadas situações e ocasiões. A culpa, o desânimo e a melancolia podem ser paralisantes.

As causas são diversas e os sentimentos também, por isso é essencial realizar os tratamentos necessários que são muito eficazes e promovem melhora nos sintomas e proporcionam qualidade de vida.

Para se ter uma melhor convivência com a depressão, não deixe de fazer o acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Não há nada de vergonhoso ou errado nisso, é extremamente positivo e uma forma de autocuidado necessária e indispensável nesse momento.

Busque sempre estar em movimento. Não é fácil sair de casa ou fazer uma atividade física, mas se esforce por você! Ao final da caminhada ou atividade se sentirá bem melhor, tenha certeza.

Fale sobre o que está sentindo, seja algo agradável de se falar ou não. Conversar com um psicólogo te fará muito bem, afinal ele é um profissional habilitado para te acolher sem julgamentos e capaz de te auxiliar neste enfrentamento.

Por fim, esteja sempre próximo de pessoas queridas, mantenha contatos saudáveis e procure participar, mesmo que isso seja difícil, se esforce, te fará muito bem!

Entenda que tudo o que você fizer por você será válido e muito significativo para que consiga conviver da melhor forma com esta depressão. Lute por você e não desista jamais, sua vida importa.


* Camila Perego é Psicóloga clínica a clínica especializada no atendimento de mulheres, crianças e adolescentes. [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.