Casa das Oficinas oferece aulas gratuitas de cavaquinho

0
893

A Prefeitura de Barueri abriu inscrições para o curso de cavaquinho. Oferecido pela Secretaria de Cultura e Turismo, por meio da Casa das Oficinas, as aulas gratuitas são ministradas pelo professor e músico Sérgio Afinidade, às terças-feiras, na Biblioteca Benedito Franco, no Jardim Paulista; às quartas, na Biblioteca Eni Cordeiro, no Jardim Belval; às quintas, na Biblioteca Jair Honório, no Parque Viana, e às sextas, na escola Ézio Berzaghi, no Jardim Belval.

Mais informações sobre o curso de cavaquinho podem ser obtidas pelo telefone 4198-0972.

História
Introduzido no Brasil pelos portugueses na colonização, durante o século XVIII, o cavaquinho também é conhecido pelos nomes cavaco, manchete, marchete, facão, machimbo, machim, braguinho ou Braguinha, e desempenhou um papel chave no nascimento e desenvolvimento da música popular urbana a partir de meados do século XIX, tanto na linhagem instrumental que levou ao choro, e em um vocal que o levou ao samba.
No Brasil este instrumento é usado nas congadas  paulistas e forma, junto com o bandolim, a flauta, o violão de 7 cordas cordas, o violão de 6 cordas e o pandeiro os conjuntos regionais para a execução de choros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.