Campanha “Junho Vermelho” incentiva a doação de sangue

0
353
Município oferece hemocentro do HMB (Foto: Secom Barueri)
Para sensibilizar a população em prol da doação de sangue, a Prefeitura de Barueri realiza, neste mês, a campanha “Seja do tipo que ajuda – Junho Vermelho. Doe Sangue. Doe Sempre”.
A ação foi instituída pela lei municipal 2.499, de 9 de março de 2017 e acontece em junho devido à queda nos estoques e à aproximação dos meses de inverno.
O município mantém um hemocentro, ligado à Fundação Pró-Sangue (FPS), que fica dentro do Hospital Municipal de Barueri (HMB), localizado na Rua Ângela Mirella, 354 – Vila Dom José / Boa Vista. O local funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 16h.
No site da Pró-Sangue, Fundação ligada à Secretaria de Estado da Saúde responsável pelo fornecimento de sangue, hemocomponentes e serviços hemoterápicos no estado de São Paulo, é divulgada posição de estoque dos bancos de sangue em tempo real. Até a finalização desta edição, os tipos O+, O-, B- e A- estão em nível crítico.
O sangue coletado pela FPS atende cerca de 100 instituições públicas da rede estadual de saúde. Isso corresponde a 32% do sangue consumido em toda a Região Metropolitana de São Paulo. Atender a todos que precisam é um desafio, já que se trata de iniciativa voluntária e no Brasil não se criou ainda, infelizmente, uma cultura de doação rotineira de sangue.

Para doar
Entre os requisitos básicos para doar sangue estão:  estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam preencher formulários específicos); pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, CTPS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.