País “estaciona”, mas Barueri tem bons resultados na educação

0
526
No último Saeb, 5º e 9º ano da cidade ficou acima da média do País (Foto: Michela Brígida/Jornal de Barueri)
Segundo ranking mundial, alunos brasileiros não avançaram em disciplinas básicas

O desempenho dos estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, em inglês) 2018 trouxe um alerta em relação a educação no país. Isso porque, de acordo com dados divulgados na terça-feira (3), os alunos não avançaram de forma significativa nas disciplinas básicas, ou seja, leitura, matemática e ciências.

O Pisa é uma avaliação mundial feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em vários países, com provas nas três disciplinas citadas. Apesar dos dados negativos no cenário nacional, em Barueri, diferentemente do país, os alunos têm boas médias em português e matemática, segundo recorte feito pela reportagem.

De acordo com o Pisa, o Brasil teve um aumento na média em todas as matérias, mas não foi o suficiente para colocar o país em boas colocações. Segundo a avaliação, os estudantes brasileiros ficaram entre as posições 55º e 59º em leitura, entre 69º e 72º em matemática e 64º e 67º em ciências. A prova foi feita por 10.691 alunos de 638 escolas no ano passado.

Entre os países da América do Sul, o Brasil é pior em matemática, empatado estatisticamente com a Argentina. Em ciências, o país também ficou em último lugar, junto com Argentina e Peru, e, em leitura, é o segundo pior do ranking sul-americano.

Em Barueri

Para entender o desempenho dos estudantes da cidade em português e matemática, a reportagem fez um levantamento junto às provas do Saeb (Sistema a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo dados da avaliação mais recente (2017), os alunos do 5º ano das escolas estaduais e municipais de Barueri atingiram uma média de 230,36 em português e 237,47 em matemática, e os do 9º ano, 276,81 e 275,36, respectivamente.

Os estudantes também obtiveram melhores notas em todas as séries em relação ao país. Isso porque a média nacional no 5º ano é de 209,13 para a primeira disciplina citada e 218,56 na segunda e o 9º ano 251,58 em português e 249,93 em matemática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.