Barueri realiza testes rápidos de HIV e sífilis no sábado (5)

0
456
Exames serão feitos nas dependências do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na av. 26 de Março, 845. / Foto: Divulgação/Secom Barueri

Ação acontecerá das 8h30 às 15h30 e visa alertar a população sobre a importância do combate a essas doenças

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado nesta terça-feira (1/12), o Programa IST / Aids e Hepatites Virais, por meio da campanha “Fique Sabendo” de Barueri, realizará testes rápidos de HIV e sífilis no próximo sábado (5), das 8h30 às 15h30. Os exames serão feitos nas dependências do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na avenida 26 de Março, 845.

O teste rápido sai em apenas 15 minutos e proporciona que as pessoas saibam seu estado sorológico e, se for o caso, iniciem o tratamento quanto antes. Com o acompanhamento adequado, a sífilis tem cura. Já no caso do HIV, um tratamento precoce possibilita que a pessoa tenha uma vida normal.

“Entendemos que uma pessoa tratada logo no início do diagnóstico não adoeça de Aids e possa diminuir sua carga viral. Nesses casos, a pessoa fica com seu status sorológico indetectável e terá mais saúde e não transmitirá o vírus, quebrando a barreira de transmissão”, explicou Reinildo Souza, coordenador do Programa IST/Aids no município.

A prefeitura ressalta que os testes rápidos estão disponíveis o ano inteiro para quem quiser, tanto no CTA quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.