Barueri faz a ‘lição de casa’ e se destaca no censo escolar

0
522
Foto: Suseli Honório/Secom

O Brasil tem avançado nas metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para educação, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A Agenda 2030 estabelece dez metas globais para o quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4). A primeira fala sobre universalização do acesso ao ensino fundamental e médio e Barueri está fazendo sua parte para alcançar este objetivo.

Segundo Censo Escolar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018, em Barueri, 20.574 crianças estavam matriculadas na educação infantil, sendo 10.196 delas na creche e 10.378 na pré-escola. No ensino fundamental eram 51.832 inscritos e, no médio, 17.005. No ranking do censo, Barueri ocupa posições confortáveis em relação ao número de crianças matriculadas no município, comparado a outras cidades do estado: 13ª posição na educação infantil e 12ª no fundamental e médio.

Segundo a Prefeitura de Barueri, a rede municipal de ensino conta com 1.226 alunos da educação de jovens e adultos (EJA), 9.631 alunos nas escolas municipais de educação infantil (Emeis), 46.355 nas de ensino fundamental (Emefs) e 10.460 nas maternais. “Este ano, a Secretaria de Educação acrescentou cerca de 6 mil vagas somando todos os segmentos”, afirmou a prefeitura em nota.

Em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2017, que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas, Barueri está com boa média, 6,5 nos anos iniciais.

 

Investimentos em tecnologia

Barueri segue investindo em tecnologia dentro da sala de aula. A ideia é trazer fluência digital para o dia a dia escolar. Prova disso é que a Secretaria de Educação oferece cada vez mais equipamentos de educação tecnológica como chromebooks, internet em todas as escolas, lousas digitais e programas como Mentes Notáveis, Khan Academy e Google for Education, que tem colocado o município como referência na aprendizagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.