Barueri convoca adolescentes para se vacinar contra o HPV

0
547
Meta é imunizar 11 mil meninos e 11 mil meninas da cidade (Renan Viana / ASCOM – UEPA/ Fotos Públicas)

A Prefeitura de Barueri está convocando os adolescentes de toda a cidade para se vacinar contra o HPV. A campanha faz parte do calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde e é voltado para ambos os sexos.

A vacina protege contra o Papilomavírus Humanos, uma doença sexualmente transmissível, que infecta a pele mucosa da boca ou das áreas genital e anal, provocando verrugas e diferentes tipos de cânceres em homens e mulheres (colo do útero, anal, pênis, vagina, orofaringe). Segundo o ministério da saúde, cerca de 30% dos tumores provocados por vírus no mundo são causados pelo HPV.

De acordo com a pediatra, Renata Scatena, diretora da Casa Crescer, clínica especializada em imunização, na maioria das vezes, os sintomas do HPV podem, simplesmente, não aparecer ou só surgir meses ou anos após a infecção e isso torna difícil saber quando ocorreu a contaminação.

A prevenção das doenças causadas pelo HPV depende essencialmente da vacinação e da realização periódica de exames preventivos. “O uso do preservativo ajuda, mas não é 100% eficaz. A vacinação é recomendada para homens e mulheres a partir dos 9 anos de idade, fase em que a resposta às vacinas é muito mais alta e quando ainda não houve contato com o vírus. Mas as pessoas mais velhas e/ou que já foram infectadas também se beneficiam, uma vez que as vacinas contêm mais de um tipo de HPV em sua formulação”, explica a pediatra.

Público-alvo
Em Barueri, a meta é vacinar cerca de 11 mil meninos e 11 mil meninas. O público-alvo são crianças e adolescentes, entre 9 e 14 anos, pessoas convivendo com HIV/AIDS, de 9 a 26 anos e indivíduos com transplante de órgão sólido, transplante de medula óssea e pacientes oncológicos.

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). De acordo com a administração da cidade, a Prefeitura está avaliando uma parceria com a Educação Municipal para levar as ações de vacinação às escolas da rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.