Barueri avança no Ideb 2019 e atinge algumas das metas projetadas

0
414
Divulgação/Secom Barueri - Cidade credita resultado a ações e investimentos, como o Google For Education

Município ficou ainda acima da média registrada no estado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta terça-feira (15), o resultado do Ideb 2019, índice que avalia o desenvolvimento da educação básica do Brasil. No último ano, o país avançou em todas etapas de ensino, assim como Barueri.

De acordo com o levantamento, apesar da progressão, o Brasil apenas cumpriu a meta estabelecida (5,7) nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, chegando a 5,9. Do 6º ao 9º ano, o Brasil alcançou 4,9 pontos enquanto a meta era 5,2, e no ensino médio, a meta era 5, mas chegou a 4,2.

Já Barueri, segundo o índice, no fundamental I (4ª série/5º ano), a cidade chegou a 6,7 pontos, 0,2 a mais em relação a 2017. No fundamental II (8ª serie/9º ano) passou de 5,5 para 5,8. Já no ensino médio aumentou 0,3 pontos, chegando a 5,6.

Além disso, o município barueriense atingiu as metas projetadas no primeiro ano avaliado (6,3) e no médio (5,5) e ficou acima da média do Estado no fundamental I e II.

“O bom resultado se deve a ações, como a formação para os professores, acompanhamento da gestão nas salas de aula, apoio das famílias e grandes investimentos como o Google For Education, que promove metodologias de ensino, tornando a escola um ambiente tecnológico e atualizado”, explicou Flávia Moreno, secretária de Educação.

Metodologia
O Ideb é calculado pela taxa de aprovação escolar e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep, como a Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.

As metas estabelecidas são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.