Barueri atinge meta de vacinação contra a gripe e não receberá mais imunológicos para estender campanha

0
1651
Barueri não está entre as cidades que poderão ampliar a vacinação contra a Influenza a todos os públicos, conforme informou o Ministério da Saúde na tarde de sexta-feira (dia 31 de maio). 

Barueri não está entre as cidades que poderão ampliar a vacinação contra a Influenza a todos os públicos, conforme informou o Ministério da Saúde na tarde de sexta-feira (dia 31 de maio).

O órgão se baseou no número de vacinas que sobraram da Campanha nacional, que ocorreu de 10 de abril a 31 de maio, para ampliar a imunização, no entanto, nem todas as cidades tiveram sobras, apenas aquelas que não conseguiram cumprir com a meta de 90% de aplicação no público prioritário.

Cidades que atingiram a cobertura vacinal, como é o caso de Barueri (LEIA AQUI), não têm imunobiológicos suficientes para atender à população, uma vez que não sobraram vacinas.

A Nota Informativa nº Nº 129/2019-CGPNI/DEVIT/SVS/MS, que refere-se à “Extensão da Campanha de Influenza para todas as faixas etárias, a depender do estoque existente”, enviada pelo Ministério da Saúde à Vigilância em Saúde de Barueri, informa que não serão mais enviadas vacinas às cidades.

De acordo com a nota, “o Ministério da Saúde disponibilizará a vacina influenza a toda população. Dessa forma, Estados e Municípios devem orientar a oferta da vacina para todas as faixas etárias, a depender do estoque existente e da estratégia definida pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde”.

O documento diz ainda que “não haverá envio de novas doses dessa vacina e dessa forma a ampliação deverá ocorrer somente naquelas localidades nas quais houver estoque da vacina influenza. Caberá aos gestores informarem a sua respectiva população se haverá disponibilidade de doses e expansão da vacinação”.

Diante de tal determinação e sem estoque da vacina disponível, a Secretaria de Saúde de Barueri informa que a imunização contra a gripe não será estendida a outros públicos na cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.