Bancos de sangue precisam de doações urgentes

0
723
Foto: Divulgação

No mês de fevereiro os estoques da Fundação Pró-Sangue atingiram níveis críticos, o que levou a instituição a fazer um apelo para que as pessoas busquem um de seus seis postos fixos para fazer doação de sangue. O órgão é vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo responsável por fornecer sangue, hemocomponentes e serviços hemoterápicos a cerca de 100 instituições públicas paulistas.

A posição de estoque atualizada diariamente na página da Fundação indicava que na quinta-feira (dia 12), os tipos O-, O+, A- e B- estavam em níveis críticos.

“Pedimos apoio às pessoas para que doem sangue antes de participar das campanhas de vacinação, lembrando que a doação de sangue continua sendo segura e os postos de coleta não oferecem riscos aos candidatos”, divulgou a Pró-Sangue em nota.

Posto de coleta em Barueri
O município mantém um hemocentro, ligado à Fundação Pró-Sangue (FPS), que fica dentro do Hospital Municipal de Barueri (HMB), localizado na Rua Ângela Mirella, 354 – Vila Dom José / Boa Vista. O local funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 16h.

Clique AQUI para conferir todos os demais hemocentros do Estado de São Paulo.

Pré-requisitos para doar
Seguindo as orientações da Pró-Sangue, o doador só precisa estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente e que permita a identificação do candidato.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Vale lembrar que o coronavírus foi incluído nos critérios de triagem e pode trazer alguns impedimentos para as pessoas que viajaram para o exterior (no site da Pró-Sangue é possível se informar das condições para doação em relação a essa infecção).

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem no dia da doação. A Fundação sugere que o tempo de espera durante a semana é menor do que aos finais de semana. Mais informações: www.prosangue.sp.gov.br ou o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.