Até dia 22, carreta da mamografia oferece exames gratuitos em Barueri

0
4762
Exame ajuda na detecção precoce do câncer de mama (Foto: Edson Lopes Jr.)

A carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito” acaba de chegar a Barueri, programa do Governo do Estado. O veículo oferece mamografias grátis, sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, e permanecerá no município até o dia 22, na Avenida Tamboré, 1.511.

A carreta oferece exames de mamografia de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h (serão distribuídas 50 senhas), e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados (serão distribuídas 25 senhas). As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para a sede da Fidi em São Paulo, que emite laudos à distância. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico de mamografia para exame. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas precisam do pedido médico. O pedido vale tanto para aqueles emitidos pela rede pública como particular.

A iniciativa busca ampliar o acesso a exames preventivos para as mulheres. E para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

Exames complementares

Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom e conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Os dois últimos dias (21 e 22) serão reservados para mulheres chamadas para fazer exames complementares.

Mulheres de 35 a 49 anos precisam levar: pedido médico, cartão SUS e RG. Para as que têm mais de 50 anos, basta levar RG e cartão SUS. Nos dois últimos dias (21 e 22) não haverá distribuição de senha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.