Alunos da rede estadual podem se inscrever para cursos gratuitos de idiomas no CEL

0
1342
É possível estudar alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e mandarim.(Foto: Sergio Andrade)

Alunos da rede estadual de São Paulo ainda podem se inscrever para os cursos de idiomas gratuitos no Centro de Estudos de Línguas (CEL), que possui 200 unidades em todo estado.

É possível estudar alemãoespanholfrancêsinglêsitalianojaponês e mandarim, porém a oferta dos idiomas varia de acordo com a demanda e disposição de um professor habilitado para ministrar as aulas.

O início das atividades do segundo semestre está programado para 31 de julho. No primeiro semestre havia mais de 60 mil alunos matriculados em 3,8 mil classes.

As aulas acontecem no período de contraturno ou aos sábados, e os cursos são organizados por semestre, exceto o inglês que é anual. Para fazer as aulas de inglês e mandarim, é necessário estar cursando o Ensino Médio. Para os demais, basta estar matriculado em uma das turmas a partir do 7º ano do Ensino Fundamental até da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).

A matrícula deve ser feita presencialmente na unidade escolar que abriga o Centro de Estudos de Línguas. No ato da matricula deve ser apresentado uma cópia do documento de identidade (RG) e declaração de matrícula com número do Registro de Aluno (RA). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Sobre o CEL

O Centro de Estudos de Línguas tem como objetivos principais proporcionar ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente uma ou mais línguas estrangeiras, aumentando suas chances de participar de programas de intercâmbio estudantil, feiras de ciências e fóruns internacionais, além de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho formal, por meio da comunicação em línguas estrangeiras em contextos profissionais.

O plano de estudos tem foco na gramática e conversação. O rendimento dos estudantes é avaliado em provas escritas e orais em sala de aula. Além do certificado, o desempenho, carga horária e nível de proficiência são registradas no histórico escolar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.