Ainda dá para recuperar o tempo perdido na preparação para o ENEM

0
1290
Foto: Stivalli/Fieb

Estudantes de todo o país já estão atentos ao calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018. Faltando sete meses para as provas, que acontecem nos dias 4 e 11 de novembro, os candidatos que até agora não iniciaram os estudos ainda podem correr atrás do prejuízo.

Para Edson César Stivalli, coordenador do Ensino Médio e do Cursinho pré-vestibular da Fieb, as chances de bons resultados são maiores para aqueles que se preparam com antecedência. Porém, é possível reverter o tempo perdido com um bom plano de estudos. “É necessário uma disciplina e organização na hora de estudar”, disse.

Além disso, ele recomenda que os alunos fiquem atentos à área de interesse da opção desejada. “Ao estabelecer a carreira, o estudante mantém um foco e pode se dedicar mais aos temas que contem mais pontos para ele”, explica.

Na comparação com os demais vestibulares, o Enem possui algumas características que o tornam singular, como por exemplo, a grande frequência de perguntas que misturam as disciplinas; a análise da redação, avaliação que possui um grande peso na nota final; e a extensa duração no tempo de prova. Nesse sentido, a simulação do exame pode ser uma boa aliada para a preparação. “O simulado é uma verificação da aprendizagem, mostra se os alunos estão estudando, além de ajudar no condicionamento físico para a prova”, diz Edson. No site horadoenem.gov.br, do MEC, candidatos podem consultar conteúdos e fazer simulados.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.